Festival Balaio de Contos Folclóricos

Emporyo das Artes Serviços Artísticos Ltda. - ME
Campinas e Indaiatuba/SP
Humanidades: e os subitens
a. Geral - Realizar 01 encontro de transmissão de saberes folclóricos, literários e artísticos, eruditos e populares, na cidade de Campinas/SP, valorizando competências nacionais e regionais, por meio de atividades culturais e educacionais para crianças, jovens e adultos. b. Objetivos Específicos - Num curto espaço de tempo – uma semana - ensinar, aprender, provocar, formar e refletir sobre práticas do ler e contar lendas e mitos folclóricos; mediação da leitura; e estratégias inovadoras. - Consolidar o evento FESTIVAL BALAIO DE CONTOS FOLCLÓRICOS®, em Campinas/SP e Região Metropolitana, formada por 20 municípios, colocando essa região em conexão com a rede nacional de folcloristas e contadores de histórias. - Programar capacitação e informação por meio de ações envolvendo palestras e debates; vivências culturais (oficinas); apresentações litero teatrais; sarau literário; teatro de bonecos e o contar contos rápidos; baseados na literatura folclórica; para o publico em geral, mostrando na prática, ações de incentivo ao Folclore. - Levar o Teatro nas escolas, onde companhias estarão fazendo apresentações com narração de contos e lendas folclóricas, em diversas modalidades teatrais. - Incentivar a formação cultural levando até as crianças, jovens e adultos, por meio de atores e contadores de histórias, o conteúdo da literatura folclórica: contos, lendas e mitos brasileiros. - Potencializar competências na abordagem da palavra - falada e escrita – que se traduza em novas estratégias na formação cultural. - Criar uma ponte entre profissionais da área de Arte Educação, Patrimônio Cultural Brasileiro e Literatura e o público interessado em Folclore. - Expandir e divulgar o conhecimento sobre o patrimônio imaterial brasileiro e os campos de atuação desses profissionais na Literatura folclórica. - Envolver a comunidade.
O Projeto FESTIVAL BALAIO DE CONTOS FOLCLÓRICOS® realizará 02 Festivais, cujo tema será: contos, lendas e mitos folclóricos, onde reunirá interessados no Patrimônio imaterial brasileiro / Literatura, Artes, Folclore e Teatro. Focado em 03 eixos: (1) patrimônio imaterial literário:contos, lendas e mitos folclóricos brasileiros; (2) memória oral, e (3) formação cultural, com programação no período matutino, vespertino e noturno. E com o diferencial de reunir valores culturais nacionais, e principalmente regionais, para dar destaque, valorizar e proporcionar acessibilidade á cultura popular. QUADRO DE AÇÕES ATIVIDADE / Nº DE AÇÕES / Nº DE PARTICIPANTES / EXECUTORES 01. GIRACONTOS NAS ESCOLAS - 40 - 4.000 1. Associação Griotes - Cleonice Nadalin 2. Associação Griotes - Sueli Marques 3. Cia. Zazarte 4. Roberto Rocha Pombo 5. Cia. Zuando Som. 02. VIVÊNCIAS LITERO CULTURAIS - 10 - 400 1. Benita Prietro - A literattura Folclorica 2. Rosana D’ Alverne – O Saci 3. Mauricio Leite – Quem tem medo do lobo mau? 4. Cia e Lendas - Valter Valverde - Teatro de Sombras 5. Espaço Aquarela - Marcos Brytto. 03. PALESTRAS CULTURAIS - 04 - 140 1. Benita Pietro 2. Rosana D’ Alverne 3. Mauricio Leite 4. Marcos Brytto. 04. FESTIVAL DE CONTOS RÁPIDOS - 36 - 2.000 Várias entradas - Palhaço Costelinha - Associação Griotes - Cia Zazarte -Roberto Rocha Pombo dentre 36 narradores outros. 05. APRESENTAÇÕES LITERO TEATRAIS - 04 - 1.400 1. Roberto Rocha Pombo – Livros gigantes 2. Cia Histórias do Baú + 02 ainda não confirmadas. 06. SARAU LITERO MUSICAL - abertura e encerramento do Festival - 02 - 700 - Cia. Zuando Som 07. TEATRO DE BONECOS - abertura e encerramento do Festival - 02 - 700 Cia Zazarte PÚBLICO ALVO: 15.000 participantes.