TEATRO ABERTO - UM ESTUDO DO MEIO TEATRAL

Alunos com Elenco após Oficina e Apresentação do Espetáculo
JORGE LUIZ FANTINI
CAMPINAS NO TEATRO SIA SANTA
Promover a aproximação das profissões da área Teatral com público em geral e contribuir para a formação de plateias através da execução do Projeto “Teatro Aberto – Um Estudo do Meio Teatral” (Open House) que une a realização de vivências teatrais, à apreciação do espetáculo teatral “Meu Pequeno Príncipe”.
Cada realização do projeto atende até 90 pessoas e tem a duração de até 4 horas. Ao chegar ao Teatro o público é dividido em 3 grupos de forma aleatória e identificados por crachás coloridos. Após a recepção onde é apresentada a proposta das atividades, os grupos seguem para os locais dos trabalhos, teremos 3 espaços: Sala de Corpo/Voz e Jogos; Sala de Produção e Caixa de Palco. Em rodízio, cada grupo participa de cada uma das três atividades. Cada atividade tem duração de 25 minutos com intervalo previsto de deslocamento de cinco minutos entre elas. Finalizadas as mini oficinas, o público assiste à realização de uma Cena Aberta, que mostra as diversas etapas, desde leitura do texto à finalização da produção, como o Sia Santa coloca um espetáculo em pé. Em seguida o público assiste o espetáculo teatral “Meu Pequeno Príncipe”. Finalizado o espetáculo, o elenco desce à plateia, onde artistas e público presente tem um momento de contato. Encerrado o momento mágico proporcionado pelo teatro, tem vez a discussão do conteúdo, sempre tendo o apresentador como mediador e orientador.