Griots – Os contadores de histórias

Griots – Os contadores de histórias
Hospitais de toda a Região Metropolitana
Promover a expansão das atividades da Associação Griots - Os Contadores de Histórias, realizando apresentações de contação de histórias, para crianças, adolescentes e idosos internados em diversos hospitais da Reg. Metropolitana de Campinas, através do subsídio de treinamentos e reciclagem de voluntários, da aquisição de novas obras literárias para o acervo de contação de histórias, bem como divulgar o trabalho do grupo. Além dessas, serão oferecidas 4 apresentações abertas e gratuitas em espaços diversos para um público geral. Dessa maneira, este projeto pretende manter e expandir a atuação da Associação Griots - Os Contadores de Histórias, que datam desde 2003, em hospitais da Região Metropolitana de Campinas garantindo a realização de apresentações (contação de histórias), de voluntários do grupo, a crianças, adolescentes e idosos internados em diversos hospitais da RMC, sem nenhum custo a estes; A principal atividade da Associação é a contação de histórias em hospitais; é por esse motivo que ela existe. Por isso, pretende-se com este projeto, manter o trabalho dos Griots, realizando 6000 mil visitas/apresentações de contadores de historias em hospitais para o público mencionado.Para que ocorra a expansão e a manutenção da entidade, será necessária a aquisição de novas obras literárias para o acervo de contação de história da Associação; o subsidio do treinamento de novos voluntários e reciclagem dos atuais, estimulando a formação constante de contadores de histórias; e também a divulgação do trabalho do grupo em instituições, empresas e parceiros.Os produtos resultantes da proposta são o treinamento dos voluntários e as apresentações/visitas de contação de histórias nos hospitais.Objetivos específicos:Realizar em durante o projeto 6.000 (seis mil) visitas e apresentações de contadores de histórias nos leitos onde crianças, adolescentes e idosos estão internados, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e colaborar para a formação cultural e intelectual. Para que isso ocorra será necessário aperfeiçoar o trabalho dos voluntários da ONG, através de treinamento de voluntários, assim como aumentar o seu número de 180 para 200 e adquirir livros para a contação de histórias.Com a manutenção progressiva da entidade, torná-la um centro cultural de arte e educação para estudo, pesquisa, desenvolvimento, intercâmbio, treinamento e instrução dos procedimentos utilizados na prática dos contadores de histórias, promovendo a interação de voluntários, profissionais, empresas e instituições públicas e privadas com finalidades afins e/ou distintas, através de cursos e palestras.Para garantir maior democratização de acesso, aumentar a quantidade e perfil de pessoas beneficiadas pelo projeto, a proponente informa que, além de realizar seis mil apresentações de contação de histórias em hospitais da região metropolitana de Campinas, conforme previsto na proposta, realizará, também, quatro apresentações em locais distintos, para um total de 8.000 pessoas, abertas ao público em geral e gratuitas, ao longo da execução do projeto, a saber:- Rodoviária de Campinas (Terminal Multimodal Ramos de Azevedo);- Largo do Rosário (praça central de Campinas);- Duas Mostras de Contação de Histórias, em auditórios/teatros de Campinas, nas quais vários voluntários Griots se apresentarão.
Associação Griots é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolvem um trabalho intenso de contação de histórias em hospitais. Utilizando a literatura como ferramenta, trabalham os sentimentos e a criatividade dos pacientes, colaborando para humanização do ambiente hospitalar e positivamente influenciando nos resultados do tratamento médico.
24/07/2018