Circulação Melodias de um Sonho

cena do espetáculo melodias de um sonho
Daniela Helena Calça
Campinas/SP, Cosmópolis/SP e Hortolândia/SP
Promover a circulação gratuita do espetáculo Melodias de um Sonho com no total 050 apresentações em teatros, espaços culturais e escolas públicas (estaduais e municipais) na Região Metropolitana de Campinas.
O espetáculo “Melodias de um Sonho” é uma comédia romântica que fala do tema da sustentabilidade e dos cuidados ao meio ambiente, mescla em sua dramaturgia a arte do palhaço com modalidades circenses como mastro chinês, malabarismo, acrobacias, truques de mágica, esquetes cômicas clássicas do circo e adágio acrobático, além dos efeitos especiais como bolhas de sabão, iluminação, cenografia da praça com os postes e a luminária central (mastro chinês), fumaça na levitação da caixa mágica, tudo minuciosamente preparado para gerar encantamento, fantasia e poesia. Este espetáculo da Cia Corpo Magico foi concebido em 2014 e sua estreia aconteceu em março de 2015, através do Programa de Ação Cultural ProAC ICMS (Código do Projeto 10091), recebeu a direção artística de Teófanes Silveira (Biribinha), conceituado artista que atua com circo teatro há mais de 50 anos. Direção Acrobática Técnica de Hudson Rocha (Kuxixo) e Direção Técnica de magica de Felipe Teixeira (Rossini). Também teve sua trilha sonora composta e gravada por Gutemberg Silveira, musico e artista circenses com tradição familiar. Classificação: Livre Gênero: Comédia Romântica – Infantil Duração: 55 minutos Sinopse Enriko éum jovem “sonhador”que cumpre todos os dias, com muito orgulho sua obrigação de manter limpa e bonita a praça que sempre foi cenário de suas brincadeiras e sonhos de infância. Porém, fica sempre indignado com o que as pessoas descartam, mesmo ainda tendo alguma utilidade. Numa tarde de outono, Enriko se encanta com a linda melodia de um realejo tocado por Alicia, uma jovem encantadora apaixonada por seu macaquinho Romeu, que por suas peripécias, vive muitas aventuras. Enriko e Alicia descobrem que através desta amizade, todos os sonhos podem se transformar em realidades “Como num toque de mágica!” No total serão realizadas 050 apresentações, sendo 24 apresentações em Cosmópolis , 06 em Campinas e 20 em Hortolândia, em parceria com as Secretarias de Cultura e Educação de cada cidade, para agendamento dos espetáculos gratuitos a população nos teatros municipais, espaços culturais e em escolas municipais e/ou estaduais, sendo duas sessões por dia de apresentação. Como contrapartida do projeto de circulação do espetáculo "Melodias de um Sonho", os artistas e educadores Daniela Helena e Fausto Henrique oferecerão 02 (duas) oficinas de construção e manipulação de objetos de malabarismo, com duração de 2 horas cada oficina, que poderá ser direcionada para professores de escolas, que por sua vez poderão multiplicar o conhecimento e a vivencia com seus alunos. A ideia é aproximar os participantes do universo pedagógico circense no que se refere a iniciação de jogos de malabarismo e manipulação, com materiais alternativos como sacolas plásticas e jornal, desmitificando a ideia de que o professor não consegue levar a cultura circense para suas aulas por falta de materiais. Cada oficina poderá ter até 40 inscritos, e acontecerá em espaço cultural a definir, junto as secretarias de cultura e educação das cidades que estaremos circulando com o espetáculo (Cosmópolis, Hortolândia e Campinas). Daniela e Fausto são integrantes do grupo de estudos e pesquisa das Artes Circenses da Faculdade de Educação Física da Unicamp, estudam e pesquisam a pedagogia das atividades circenses há 11 anos, além de ministrarem aulas regulares para crianças e adultos que fazem aulas no espaço da Cia Corpo Mágico ".
31/12/2019