Do que é feita a capoeira?

Do que é feita a capoeira? Projeto de Ada Schveitzer com curadoria de André Cypriano
Adriana Schveitzer
RMC
Patrimônio cultural: e os subitens
Artes visuais e Artes digitais e eletrônicas: e os subitens
Mídia gratuita
Criar diálogos, através da arte, sobre as contribuições sociais da capoeira como: resgate cultural e histórico da cultura brasileira, tolerância, liberdade de criação, valorização como sujeitos ativos e capazes, inclusão social e combate a ociosidade e sedentarismo. Oferecer a crianças, adolescentes e adultos momentos de formação, desenvolvimento e contato com a arte/cultura, e com isso, gerar oportunidades de novos olhares na fotografia da capoeira, através das oficinas dadas aos capoeiristas. Criar replicadores, através dos capoeiristas capacitados, que poderão compartilhar seus ensinamentos em eventos de capoeira no futuro. Levar conhecimento e informação para a população envolvida fisicamente e online (através de redes sociais e websites), através do site, redes sociais e das exposições fotográficas. Oferecer conteúdo relevante à arte, cultura e informação em larga escala com a utilização de espaços públicos e redes sociais. Compartilhar informações e dar um novo olhar para a capoeira, levando o público a criar uma nova percepção sobre valores culturais, éticos e sociais.
O início do projeto acontecerá com a abertura para inscrição nas oficinas que irão capacitar os capoeiristas a fotografar. A divulgação acontecerá através do site oficial do projeto, centros de treinamento de capoeira e redes sociais. Serão abertas 10 vagas. As oficinas terão como objetivo o aprendizado de uso de equipamento e desenvolvimento do olhar fotográfico e artístico. Irão acontecer semanalmente, em escolas ou centro de treinamento de capoeira nas cidades de Americana e/ou Campinas, com duração de 4 horas pelo período de 07 meses. As oficinas serão conduzidas por um fotógrafo profissional e 1 assistente, ambos irão acompanhar as saídas fotográficas para maximizar o olhar fotográfico sem interferir na linguagem pessoal de cada capoeirista. Fará parte das saídas fotográficas as rodas de capoeira, os preparativos antes das rodas e expressões culturais ligadas as rodas como o jongo, maculelê, samba de roda, coco, puxada de rede, etc. Mensalmente será feita a escolha das imagens que vão para as redes sociais e sites, que serão selecionadas e editadas pelo fotógrafo responsável pelo projeto e/ou assistentes. As imagens que mais se destacam serão separadas para a pré-seleção das exposições fotográficas e as demais serão postadas no site e redes sociais do projeto. No 7º e 8º mês será feita a seleção e montagens das séries fotográficas. Uma série será montada para ser apresentadas em escolas públicas e/ou particulares e a outra para ser exposta em locais públicos culturais. A exposição fotográfica das escolas, terá durabilidade de 3 dias – em cada escola - e será acompanhada por uma oficina de 2 horas, conduzida pelo fotógrafo responsável pelo projeto, que abordará o tema da importância da fotografia documental como ferramenta de registro cultural em nosso país. 10 escolas da região metropolitana de Campinas serão contempladas com o exposição e oficina. As imagens serão impressas em papel fotográfico tamanho 20x30, apresentadas sem moldura em passe-partout. A exposição fotográfica do local público cultural, será impressa em papel fotográfico tamanho 40x60, molduradas em quadros com vidro e exposto em espaço cultural público por pelo menos 15 dias. Cada exposição contará com um total de 20 imagens, considerando que 10 imagens serão do fotografo profissional e 10 imagens dos capoeiristas que participaram das oficinas. O material será exposto em 4 lugares públicos.
23/05/2020